Dicas para submissão

AVALIAÇÃO ÉTICA DE PROJETOS

Os CEPs foram criados para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, observando todas as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, especialmente a RESOLUÇÃO Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

Assim como em todo o Brasil, nosso Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, ou seja, contém profissionais das mais diversas áreas e que atuam como voluntários na análise ética de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos. 

Esta análise deverá ocorrer para TODO PROJETO QUE ENVOLVA SERES HUMANOS, por mais simples e aparentemente seguros que sejam, o que inclui projetos com coleta de material biológico (mesmo que de forma não invasiva), aplicação de questionários (mesmo que de forma anônima e online), entrevistas (com ou sem gravação), e qualquer outra forma de intervenção à pessoas.

Atendemos não apenas à comunidade acadêmica do Centro Universitário Campo Real, mas também recebemos projetos de outras instituições que não contam com seu próprio comitê de ética, sendo estes projetos encaminhados para nosso CEP via CONEP/CNS. Adicionalmente, projetos de estudos multicêntricos ou colaborativos, aprovados por CEP da instituição proponente, também devem ser apreciados pelo CEP de cada centro onde se realizará o estudo.

Na página do YouTube do CONEP há inúmeros vídeos de cunho educativo sobre os trâmites de projetos de pesquisa.  Além disso, aproveite as dicas listadas abaixo antes de submeter o seu projeto para avaliação ética.

ANTES DE SUBMETER O SEU PROJETO

Restando dúvidas, não deixe de contatar o nosso CEP!

SOBRE OS PRAZOS

Este CEP tem reuniões mensais (toda segunda quarta-feira de cada mês) e, por isso, seu CRONOGRAMA deverá contemplar o intervalo entre você submeter o projeto, o CEP avaliar e o parecer ser emitido. 

Por isso, é obrigatório que o início das intervenções aos participantes (coletas de materiais, aplicação de questionários, etc.) esteja previsto para no mínimo 40 dias após a data de submissão do projeto via Plataforma Brasil.

EXTENSÃO, EMENDA OU NOVA SUBMISSÃO?

EXTENSÃO é a proposta de prorrogação ou continuidade da pesquisa com os mesmos participantes recrutados, sem mudança essencial nos objetivos e na metodologia do projeto original.  Este pedido deverá ser submetido ANTES que seja atingido o prazo final do cronograma proposto na Plataforma Brasil. Havendo modificações substanciais de objetivos e métodos, deve ser apresentado outro protocolo de pesquisa.

EMENDA deverá ser feita quando houver alteração no conteúdo do projeto (número de sujeitos de pesquisa, instituições co-participantes, adição de pesquisadores, entre outros). Ou seja, emenda é toda proposta de modificação ao projeto original, apresentada com a justificativa que a motivou. As emendas devem ser apresentadas ao CEP de forma clara e sucinta, identificando a parte do protocolo a ser modificado e suas justificativas. A emenda será analisada pelas instâncias de sua aprovação final (CEP e/ou CONEP). Você deverá submeter uma justificativa da emenda conforme modelo disponível em nosso site, além de fornecer qualquer arquivo que tenha sido atualizado (projeto, TCLE, etc.) com destaque nas áreas alteradas (como através do uso de uma cor de fonte diferente). Havendo modificações substanciais de objetivos e métodos, deve ser apresentado outro protocolo de pesquisa.

NOVA SUBMISSÃO: Se você tinha um projeto aprovado, mas não conseguiu executá-lo no prazo previsto e acabou não solicitando a extensão antes que, você deverá enviar o projeto para uma análise a partir do zero. 


EM CASO DE PENDÊNCIAS

Verifique nossas páginas sobre PARECERES e PENDÊNCIAS  para sanar suas dúvidas.

Quando for submeter as correções, envie uma CARTA DE RESPOSTA ÀS PENDÊNCIAS bem elaborada: 

Ainda ficou com dúvida? 

Entre em contato com os representantes do CEP.